noticias

7 erros na segurança das habitações

Dezembro 19, 2019

As habitações são um dos locais mais importantes no dia-a-dia e na vida de todas as pessoas. No entanto, nem sempre temos os devidos cuidados com a segurança deste espaço vital. Conheça agora 7 dos principais erros cometidos.

Não fechar portas e janelas. Não fechar a porta à chave e as janelas, mesmo que estejamos pouco tempo fora, é um dos erros mais comuns e que implica facilitar o acesso a pessoas menos bem intencionadas. Este aspeto é também particularmente relevante à noite, devendo assegurar-se de que tem todas a portas e janelas bem fechadas.

Além de fechar, coloque fechaduras com trancas resistentes nas portas que dão para o exterior e, nas janelas de fácil acesso, coloque fechaduras interiores ou grades de proteção.

Instalar câmaras de segurança falsas. Engane-se se pensa que esta é uma solução eficaz. Na verdade, a falta de autenticidade do sistema pode ser facilmente detetada pelos intrusos, colocando a sua habitação num risco ainda maior.

Esconder a chave. Debaixo do tapete, num vaso ou dentro de uma pedra falsa… Ter uma chave de casa escondida nunca é boa ideia, precisamente porque o intrusos conhecem estes truques e vão à procura deles. Uma alternativa mais segura, poderá ser deixar a chave com um familiar, amigo ou vizinho de confiança a quem recorrer sempre que necessário.

Segurança das habitações

 

Mostrar consumo de bens de grande valor. Comprou uma televisão, um novo computador, um relógio ou um sistema de som? Não deixe as caixas / embalagens destes equipamentos à vista de todos. Rasgue as caixas e coloque em sacos ou recicle – se possível.

Dar a entender que não há ninguém em casa. Quando nos ausentamos por um período considerável de tempo de nossa casa (por exemplo nas férias) é normal deixarmos as persianas fechadas e regressarmos com a caixa de correio cheia de correspondência. Nada mais denunciador de que não estamos em casa e que esta é uma ‘presa fácil’ para os intrusos. Nas habitações equipadas com inteligência (Domótica) é muito fácil a criação de cenários e rotinas.

Caso não tenha uma habitação inteligente, poderá pedir a alguém de confiança que recolha o correio e que passe na casa, abra as persianas de dia e acenda algumas luzes à noite, criando assim ideia de movimento. (Se for de férias entre os meses de julho e setembro, pode pedir que as missões de patrulha da PSP passem frequentemente na sua habitação.)

Segurança das habitações

 

Senhas e códigos muito fáceis e previsíveis. Datas de nascimento ou casamento, nomes de família ou animais de estimação são importantes, mas não para servir de senha ou código para sistemas de segurança. Da mesma forma combinações como 12345 ou 11111 são baste utilizadas e simples, pelo que são uma ‘ajuda’ nossa dada aos ladrões. Lembre-se: quanto mais fácil for para si saber a senha, mais fácil é para o intruso descobri-la.

Não ter um sistema de segurança instalado. Talvez o erro mais gave no que respeita à segurança. Pensar que ‘só acontece aos outros’ e que a nossa casa não precisa de proteção é passo certo para uma falsa sensação de segurança. Ter um sistema de alarma de confiança, é um investimento que lhe irá conferir uma maior segurança e a garantia que qualquer tentativa de intrusão é detetada.

 

No que respeita à segurança para habitações, existem diversas opções no mercado, com diferentes características, funções e preços. Contacte-nos e fique a saber qual a melhor solução para o seu caso.