Razões para a sua indústria apostar num software de gestão energética
Setembro 23, 2019Ter um controlo total e centralizado da produção é uma das preocupações de qualquer empresa que queira otimizar a sua produtividade e ter melhores resultados em termos financeiros. Um software de gestão energética pode ser uma mais-valia para se atingirem estes objetivos.
O que é um software de gestão energética?
Um software de gestão energética é responsável por rastrear e motorizar todos os equipamentos e máquinas registando o seu consumo em tempo real e detetando eventuais falhas ou eventos não expectáveis.
Através de um sistema de gestão energética é possível comparar o consumo energético das várias linhas de produção ou de um equipamento em diferentes espaços de tempo, ajudando a fazer uma análise em termos de desempenho, ajudando a otimizar a sua utilização e a melhorar sua produtividade geral e eficiência operacional.
Desta forma – ao permitir saber quando, onde e como se gastam os recursos energéticos de uma empresa, – podemos dizer que esta é uma ferramenta negócios essencial e desenhada para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e inteligentes sobre gestão de energia.
Vantagens de um software de gestão energética:
A instalação de um software de gestão energética irá ter repercussões na produção, produtividade e custos de uma empresa. Entre as vantagens deste tipo de tecnologia destacamos:
Otimizar produção
Monitorizar os consumos energéticos das diferentes linhas de produção possibilita a imputação dos respetivos custos a cada produto. Conhecer com exatidão estes custos é essencial para determinar o preço de venda. Na mesma senda, e graças à monitorização constante e aos dados recolhidos, as empresas podem determinar quais os setores e equipamentos que necessitam de melhorias ou de uma restruturação, tomando decisões concertadas de forma a aumentar a produtividade.
Máxima poupança
Este é um ponto que se complementa com o anterior. De facto, um acompanhamento constante do consumo energético permite detetar falhas ou comportamentos não expectáveis, o que permite às empresas corrigir imediatamente anomalias e atuar numa fase muito precoce, evitando altos custos de substituição ou reparação.
Monitorização em qualquer parte e a qualquer momento
Através de um software de gestão energética, é possível ter acesso aos dados em tempo real e em qualquer lado. Uma mais valia para acompanhar o ritmo de uma empresa em todo o momento e tomar decisões em tempo real.
Ajuda em termos de financiamento
Se ainda não está convencido, saiba que se encontra aberto o aviso para eficiência energética nas empresas. O objetivo é aumentar a eficiência energética nas empresas, apoiando a implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética e racionalizando os consumos.
Tipologias e operações
- Otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos.
- Otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos, entre os quais se salientam as centrais de ar comprimido, geradores de vapor, caldeiras, instalações frigoríficas, iluminação, entre outros.
- Intervenções ao nível da implementação de sistemas de gestão técnica de energia, enquanto ferramentas de gestão operacional capazes de induzir economias de energia nos equipamentos por estes monitorizados e geridos.
- Aquisição de veículos elétricos ou de veículos com motorização a gás natural veicular, comprimido ou liquefeito, apenas no âmbito da renovação da frota de empresas de transporte de mercadorias, e desde que não aumente a dimensão da frota.
- Intervenções ao nível da promoção de energias renováveis nas empresas para autoconsumo, desde que façam parte de soluções integradas que visem a eficiência energética, ou seja, em complementaridade com os investimentos previstos nos pontos anteriores.
No que toca a apoio financeiro, a taxa máxima de financiamento é de 50%. Os apoios a conceder assumem a forma de subsídio reembolsável podendo este ser parcialmente convertido em apoio não reembolsável, limitado a uma taxa máxima de 30%. (A exceção são as auditorias energéticas em que o apoio é não reembolsável).
A primeira fase de candidatura decorre entre 2 de setembro e 30 de setembro, já a segunda fase vai de 1 de outubro até 6 de novembro.
Como a SEGURTEC pode ajudar
A Segurtec é uma empresa com vários anos de atuação no mercado e um largo conhecimento no que respeita a gestão energética. Entre em contacto connosco. Conte com todo o nosso profissionalismo para esclarecermos todas as suas questões relacionadas com este tema e para fornecer a solução tecnológica que mais se adequa ao seu caso.