Como garantir a segurança da habitação nas férias
Julho 21, 2020Os meses de verão são os meses típicos de férias: uma altura de descontração e relaxamento, muitas vezes associada a períodos longe de casa e que, por isso, pode constituir um maior risco a roubos.
De forma a evitar surpresas desagradáveis quando regressar a casa, reunimos dicas essenciais para garantir a segurança da habitação durante as férias.
Não dê a conhecer que vai de férias
Descrição é palavra de ordem. Conte apenas a quem for mesmo necessário que se vai ausentar e evitar publicar fotografias nas redes sociais. Se tem um perfil público ou muitos seguidores, nunca saberá quem pode ver essa informação, pelo que poderá estar a comunicar a pessoas menos bem intencionadas que está ausente de casa.
Crie ideia de movimento
Procure fazer com que pareça que a casa continua com movimento. Para isso, poderá pedir a um familiar ou vizinho para visitar regularmente a casa, abrir os estores, ligar ou desligar ou mesmo retirar a correspondência da caixa de correio.
Se a sua casa tiver um sistema de Domótica é muito fácil a criação de cenários e rotinas.
Mantenha objetos de valor bem guardados
Jóias, obras de arte e outros artigos valiosos devem ser mantidos num local seguro, como o cofre de um banco ou num cofre na própria casa.
Deverá fazer igualmente uma lista pormenorizada dos bens que tem e tirar fotografias – em caso de roubo será mais fácil às autoridades localizarem e identificarem as peças. Além disso, proteja informações financeiras e qualquer identificação pessoal que não leve consigo.
Reforce a segurança
Para proteger a sua habitação durante a sua ausência poderá reforçar a fechadura ou colocar grades nas janelas.
Poderá igualmente instalar um sistema de segurança. Um sistema de alarme de segurança é um investimento que lhe irá conferir uma maior segurança e a garantia que qualquer tentativa de intrusão é detetada – não apenas nas férias, mas ao longo de todo o ano.
E última dica…
Quando regressar da sua viagem, não se esqueça de inspecionar cuidadosamente a sua casa. Procure sinais de entrada forçados ou artigos em falta. Se notar algo fora do normal, contacte de imediato as autoridades.